sábado, 18 de maio de 2013

Alimentos que ajudam a dormir

saiu hoje no MSN..
 
Insônia? Uma alimentação saudável, aliada a exercícios e disciplina, são armas poderosas para quem quer dormir bem. Segundo especialistas, quase todas as pessoas já tiveram ou têm noites de sono ruins. Esse problema afeta um terço da população mundial. Quando se torna crônico, o organismo fica sobrecarregado e precisa de cuidados.
 
Segundo a médica esportiva Suzete Motta, a insônia caracteriza-se pela dificuldade em adormecer ou acordar muito cedo de madrugada. Quem sofre com essa dificuldade em dormir pode apresentar cansaço e sonolência durante o dia, assim como dificuldade de atenção e concentração na escola e no trabalho. O problema pode afetar pessoas de todas as idades. "O sono interrompido faz com que a pessoa alterne minutos acordados e dormidos. Entre as principais causas estão o uso do álcool, depressão e a ansiedade", disse. Após uma noite mal dormida, a amídala cerebral (parte do cérebro que alerta o corpo para ficar preparado para situações de emergência) fica em ação permanente. Isso pode afetar o córtex frontal do cérebro, que é responsável pela nossa lógica racional. Além disso, a piora na capacidade de memória, controle da fala e irritabilidade ficam mais evidentes. “Dependendo do nível de insônia, é possível ter complicações nas funções de órgãos vitais, hipertensão, alucinações visuais ou auditivas. A privação do sono também pode funcionar como gatilho para várias doenças neurodegenerativas” alerta a médica.
 
Criar novos hábitos como evitar cafeína após às seis da tarde, deitar-se mais cedo, apostar em alguma técnica de relaxamento, também podem ajudar. "Outra indicação é procurar um médico com condições de ajudar o paciente a identificar as causas da ansiedade e encontrar mecanismos eficientes para lidar com o problema", afirma.

Alimentação pode prevenir e tratar a insônia

Alguns hábitos e alimentos podem induzir uma noite de sono mais tranquila e ajudar na hora de dormir. “Há alimentos que ajudam o relaxamento, proporcionando melhor qualidade do sono. Entre eles, podemos destacar o alface e as ervas. Além disso, alimentos fontes de triptofano, como carboidratos, encontrados na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois o triptofano participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono”, acrescenta.
 
Banana
Além de ser uma grande fonte de vitaminas como o complexo B, B6 e magnésio, a banana tem um papel importante na produção de serotonina, hormônio que deixa as pessoas mais relaxadas.
 
Semente de gergelim
Rica em vitamina B6, é fundamental para conversão do triptofano em serotonina. Também é rica em cálcio, que ajuda na saúde dos ossos.

Aveia
Fonte de triptofano ajuda na saciedade e tranquilidade, o que ajuda a manter um sono contínuo.

Arroz integral
É fonte de carboidrato de boa qualidade, que também é importante para a regulação de serotonina e melatonina. Uma dieta pobre em carboidrato pode prejudicar essa produção, te deixando mais agitado.

Ovo
Temido por quem quer emagrecer, o ovo é rico em vitamina B12 e em colina, substância que está associada à melhora da depressão e da insônia.

Linhaça
Rica em ômega 3, que ajuda na regulação dos neurotransmissores, a linhaça melhora, não só o sono, mas o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão, além de ser um poderoso anti-inflamatório. Auxilia também no tratamento para perda de peso.

Salmão
Outra fonte rica em ômega 3, o salmão também é fonte de B12, vitamina essencial na conversão do triptofano para serotonina.

Maracujá
Tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Que tal um suco de maracujá com uma pedrinha de gelo de couve? É tiro e queda!

Couve
É essencial no sono e no relaxamento muscular. Uma boa dica é fazer cubos de gelo de couve. Pegue as folhas de couve, bata com um pouco de água e coloque na forma de gelo. Passe a usar estes cubos em vez de gelos normais.

Amêndoas
Rica em antioxidantes, a amêndoa é ótima para a saúde do coração e diminui o colesterol, já que é fonte de gorduras boas como o ômega 3, que ajuda a acalmar e trazer mais sensação de tranquilidade - papel importante para uma boa noite sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário