sexta-feira, 13 de maio de 2011

Receitas Caseiras para a Beleza

As famosas receitinhas da vovó podem fazer milagres no seu visual

Lembra aquela célebre cena de novela em que a atriz prepara a pele para a festa da sua vida com umas simples rodelas de pepinos? Pode atirar o primeiro legume quem nunca tiver assistido a esta cena. E quem nunca tomou a coragem de fazer o mesmo? Brincadeiras à parte, mas a verdade é que certos ingredientes guardados na nossa despensa ou geladeira podem fazer milagres em nosso visual - são autênticos tratamentos de beleza! Basta dar uma olhada mais atenta aos rótulos dos cremes mais sofisticados para perceber que as matérias-prima usadas pelos grandes laboratórios nacionais e internacionais de cosmética nada mais são que as substâncias ativas de plantas e frutas que trazem benefícios para pele, corpo e cabelo. SPA? Salão de beleza? Esqueça, vá direto para a cozinha...

É importante lembrar que as receitas comumente passadas pelas nossas avós merecem atenção. As misturas estão liberadas desde que você esteja muito bem informada sobre o que usar, como usar e por que usar. Sem deixar de levar em consideração que frutas, hortaliças, legumes e outras substâncias podem provocar manchas na pele, irritações, alergias e até queimaduras gravíssimas. Não se engane, o ideal é fazer uso apenas dos ingredientes que os dermatologistas consideram inofensivos. Nada de ficar tentando inventar cremes milagrosos. O resultado pode ser altamente perigoso. Isto posto, vamos às dicas!

“Iogurte de mel é ótimo para dar brilho, já que a gordura de leite desse produto é capaz de hidratar as madeixas”

Colher de chá

A dermatologista Karla Assed, que cuida das apresentadoras Xuxa e Angélica e também das atrizes Deborah Secco e Mariana Ximenes, recomenda não misturar produtos muito ácidos no rosto, pois podem queimar a pele e trazerem sérios danos à mesma. "Outro cuidado que devemos ter é evitar ficar ao sol logo após alguma aplicação dessas ‘dicas' caseiras. E, claro, todos devemos tomar mais cuidado ainda em relação a onde se ‘aprende' estas tais dicas caseiras". Segundo a médica, as misturas aparentemente inofensivas também podem ser traiçoeiras e causar danos, por isso nunca teste invenções por conta própria, já que alguns ativos podem hipersensibilizar a pele, principalmente em contato com o sol. "Misturar ingredientes sem saber o que está fazendo pode ser um perigo", adverte.

Karla afirma que um bom ‘truque' de beleza caseira é misturar um pouco de mel com açúcar e esfoliar o rosto para remoção de células mortas e dos cravinhos do nariz. Mas ela lembra que as sobras não podem ser reaproveitadas, pois as receitas estragam facilmente e podem ser contaminadas. "O ideal também é sempre procurar prepará-las em utensílios de louça ou vidro", explica.

Se o seu problema é oleosidade no cabelo, aí vai mais uma sugestão da dermatologista: "Aplicar talco no couro cabeludo também é uma dica antiga, do tempo da vovó, mas que funciona bem quando o intuito é melhorar a oleosidade momentânea do cabelo". De acordo com Karla, esta tática é ideal em momentos em que você não pode lavar os cabelos, pois tem algum compromisso imediato. Outra sugestão da dermatologista é para melhorar os cabelos ressecados e sem brilho. "No último enxágüe, depois do xampu, lave com água mineral ou filtrada e acrescente mais meia colher de vinagre de maçã. Não retire, deixe agir no cabelo. É garantia de brilho e ainda ajuda a reestruturar a cutícula dos fios", explica.

A esteticista Regina Lewis, da Serfaty Clínicas, afirma que, se ao menos uma vez por semana você acender um incenso, diminuir as luzes e passar um creme hidratante com calma, massageando, já estará fazendo um grande favor ao seu corpo. Mas as possibilidades da terapia caseira de beleza podem ir além, com receitas específicas e baratas. "É na cozinha que encontramos muitos ingredientes", lembra a esteticista, que presta consultoria a diversas atrizes, Vera Fischer, Juliana Paes e Babi Xavier. Um hábito simples e rápido faz muito sucesso entre as famosas: sempre que possível, utilize um spray de água mineral ou água de coco gelada no rosto para refrescar a cútis.

"Compressas de camomila gelada para os olhos podem já estar meio ‘batidas', mas funcionam... e como! Ajudam a clarear as olheiras e ainda descongestionam a bolsa dos olhos. O que também recomendo é usar aveia fina com qualquer loção de limpeza para pele sensível, pois melhora o tônus, retira as células mortas e ajuda a pele a respirar", garante Regina. Para a esteticista o que, definitivamente, não faz nada bem é usar frutas cítricas diretamente na pele, que podem causar manchas irreversíveis. "Eu também não recomendo o uso de açúcar, até porque acho que não faz bem. As pontas da substância vistas em microscópicos são pontiagudas e podem arranhar a pele", conclui.

Testado e (nem sempre) aprovado

Sem dúvida, quando o assunto é beleza não existe mulher no mundo que não se interesse. Todas já leram, pesquisaram, testaram, conversaram e até criaram informações que logo se espalham como uma verdade absoluta. As fórmulas são as mais variadas e exóticas. Como por exemplo, usar barbantes envolta da cintura com o intuito de afiná-la, água de casca de abacaxi para emagrecer, entre outras técnicas mirabolantes. Jandira Souza, 38 anos, acredita que iogurte e mel são excelentes para a pele. Outra receita que ela diz ser infalível é uma máscara que ajuda a tonificar o rosto. "Misture uma colher de mel de abelhas com soro fisiológico e passe com iogurte desnatado na pele. Deixe agir por quinze minutos", ensina.

Criada numa casa com duas irmãs tão vaidosas quanto ela, Jandira realmente tem uma coleção de receitas práticas de beleza. "Antigamente se fazia muita loucura. Uma delas era utilizar carvão vegetal para clarear os dentes. Pode isso? Eu mesma já conheci muita gente que fazia isso, mas também já li que o carvão prejudicava a saúde bucal", diz ela, que coleciona mil receitas. A dentista Maria de Lurdes Botelho confirma a suspeita. "O carvão realmente já foi usado há muito tempo, principalmente nas cidades do interior, como um tipo de abrasivo. Mas, ao invés de retirar as matérias orgânicas, ele retirava o esmalte do dente. Até dava um aspecto de mais limpo, sim. Mas, em compensação, os dentes ficavam fracos e vulneráveis às cáries", explica a dentista.

A dermatologista Sandra Marques aconselha a quem for recorrer a algum tratamento caseiro a fazer um teste na pele ou até mesmo no cabelo antes de qualquer tipo de aplicação. "Já atendi muitos pacientes que recorreram a essas receitas e se deram mal. Usar folha de figueira como bronzeador, por exemplo, é um perigo porque causa queimaduras tão fortes na pele que parecem provocadas pelo fogo. O mesmo acontece em relação aos banhos de ervas", explica. A psicóloga Luiza Forte, certa vez, usou algumas folhas de figueira para ajudá-la no bronze e por pouco não parou no hospital. "Além de ter provocado alergia e irritação na derme, o vermelhão demorou semanas para sair. Fiquei toda manchada", conta.

Receita para emagrecer

Quando o assunto é emagrecimento há receitas que também não saem de moda. São aquelas que, segundo as adeptas, não apresentam efeitos colaterais e são as famosas fórmulas naturais para emagrecer. As mais populares são as bebidas, como chá de carqueja, um copo d'água com algumas gotas de limão ainda em jejum ou água de casca de abacaxi. "Descasque o abacaxi, separe as cascas, lave-as e coloque-as de molho. Sempre que sentir sede, beba desta água, ao invés de ingerir água normal. Não sei bem explicar como funciona, só sei que eu acredito que faça perder peso por facilitar de forma diurética a não retenção de líquido", especula a advogada Sueli Barbosa Silva. Segundo a endocrinologista e médica ortomolecular, Dra Heloisa Rocha, da Clínica Vitá, de fato, para emagrecer não há nada melhor que a receita mais popular do mundo: fechar a boca! "A idéia não é ficar sem comer, mas seguir uma dieta balanceada e, principalmente, cortar o açúcar", afirma.

Seguindo os conselhos da avó e da mãe, sempre que pode a universitária Kézia Moura, de 21 anos, põe em prática alguns truques caseiros de beleza. "Quando não sobra dinheiro ou não tenho tempo para ir ao cabeleireiro, eu mesma faço a minha hidratação capilar. É até divertido! Junto umas amigas e ficamos tricotando. Basta aplicar nos cabelos iogurte de mel, enrolá-los com papel alumínio e, para aumentar ainda mais o efeito, ficar no sol. Acho que o calor dado pelo papel e pelo sol é o que dá brilho aos fios. Depois é só enxaguar. É ótimo e natural", ensina Kezia. Segundo a esteticista Regina Lewis, a universitária acertou em cheio no ingrediente. "Iogurte de mel é ótimo para dar brilho, já que a gordura de leite desse produto é capaz de hidratar as madeixas", atesta. Mas os ‘conhecimentos' populares não param por aí. Vaidosa, Kézia revela mais truques que aprendeu em família. "Hoje em dia poucas meninas têm aquele corpo tipo violão sem que precisem malhar para isto. Mas, minha avó sempre me dizia que, antigamente, as meninas usavam um cordão de barbante na cintura para afiná-la e ficar com o corpo mais curvilíneo. Como não custa nada, sempre que eu lembro, eu aproveito esta dica. Ficar bonita gastando pouco é possível sim, basta um pouco de criatividade e dedicação", orgulha-se a jovem.

                                                                                                       site bolsademulher.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário