domingo, 26 de junho de 2011

Como se defender da manipulação.

Segundo Isabelle Nazare-Aga, na maioria das vezes, a contra manipulação é verbal. "Pessoas indiferentes às tentativas de manipulação de alguém, (ou às provocações) são as que conseguem não entrar do jogo do manipulador.

Ameaças, ataques, críticas ou qualquer outro meio de desestabilização emocional não detonam medo, desconforto ou intimidação em pessoas que não se deixam abater por estímulos negativos. Ou aquelas que aprenderam a se defender por terem convivido com manipuladores. Estes, aliás, se afastam rapidamente de gente que escapa ao seu poder.

Para o(a) manipulador(a) é fundamental sentir-se superior e no controle da relação, o que não acontece quando alguém não reage às sua provocações.

Diante disso, é bem provável que, quando um(a) parceiro(a) manipulador(a) percebe que o manipulado começa a agir diferente e já não entra no seu jogo como antes – comece a pensar em se afastar.

Esta é uma idéia que vai se fortalecendo ,à medida que o comportamento do outro se cristaliza. É preciso ter em mente que é impossível despertar amor verdadeiro num manipulador(a) ou ser feliz ao lado dele(a).

Dicas:
* Mantenha-se firme quando ele(a) tentar desestabilizar o seu emocional. Isso requer perseverança e concentração.
* Trabalhe seu sentimento de culpa: você não é desumano(a) nem mal-educado(a) simplesmente por ser indiferente a alguém. Se ele(a) lhe chamar de egoísta ou apelar para a chantagem emocional, responda claramente: “Se você prefere acreditar nisso, tanto faz”.
* Não se deixe dominar pelas emoções. Não fale nada sem pensar. Pondere. Não agrida nem discuta.
* Faça frases curtas e mantenha-se vago(a). Utilize frases feitas, provérbios e princípios
* Seja impessoal como ele é
* Faça humor sempre que o contexto permitir
* Sorria, de preferência no final da frase, se o contexto permitir
*  Não entre na discussão, se ela não levar a lugar nenhum ou se levar à desvalorização
* Evite a agressividade
*  Não se justifique.

                                                                                          de vaidarcerto.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário