domingo, 26 de junho de 2011

Manipuladores - com que você está lidando?

Aprendendo a identificar a pessoa manipuladora.

# Uma das principais características do manipulador é só se interessar por si mesmo. Qualquer que seja o assunto, ele interrompe assim que possível, para contar uma passagem que tenha acontecido com ele.

# Se não dominar o tema da conversa, não dá atenção ao que está sendo dito e, em poucos minutos, desvia o assunto e procura uma forma de atrair os olhares para si.

# Envolver-se emocionalmente com uma pessoa manipuladora é um risco para a auto-estima e para a própria liberdade. O parceiro manipulador, aos poucos, se coloca como líder do relacionamento. Passa a sufocar o parceiro, ao mesmo tempo em que se mostra cada vez menos amoroso, gentil ou capaz de manter o afeto que deu origem à relação.

# A pessoa manipuladora se fortalece, essencialmente, enfraquecendo o ego de suas vítimas. Mas o exercício da manipulação é ainda pior na esfera amorosa, porque o manipulador está sempre pronto para para minar a auto-confiança do parceiro.

# Além de agressões verbais, críticas, atitudes de falsa surpresa diante de um erro, faz tudo para afastar o parceiro dos amigos e da família, de modo a criar um vazio em torno do outro. Consegue enfraquecer a rede de amizades do companheiro e, principalmente, afastá-lo das pessoas queridas.

# Muitas vezes, não proíbe abertamente e, aparentemente, pode encorajar o parceiro a ter amigos. Mas só aparentemente. Ele dá um um jeito de detonar a amizade e de se mostrar desagradável, fazendo com que o outro sinta-se cada vez menos à vontade, e acabe se afastando de todos.

                                                                             de vaidarcerto.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário